segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Papo do dia: O Guri de Uruguaiana


No sábado passado assisti à peça teatral (ou stand-up comedy, como queiram) o “Guri de Uruguaiana”, com Jair Kobe, no clube Tiradentes, em Charqueadas. O espetáculo que dura mais de uma hora e meia é simplesmente ótimo. As gargalhadas são garantidas do começou ao fim, por meio da narração de muitos causos do Guri, situações cômicas que ele se mete, e muito canto alegretense (Vá à peça e descubra o motivo...). Pela quantidade de risadas que se dá, a sensação é que não se pagou o ingresso, e sim, se realizou um investimento em saúde. Afinal, rir é um ótimo remédio.
Deixei o local pensando que os profissionais do humor, como o Jair Kobe, que dedicam a sua vida a fazerem os outros se divertirem, deveriam ser mais valorizados por todos. Criar roteiros engraçados e representá-los, muitas vezes se expondo ao ridículo, não é tarefa fácil para ninguém. Ainda bem que, para a nossa alegria, existem muitos desses corajosos e talentosos “perdidos por aí!”.
Em minha opinião duas coisas deixaram a desejar: o local e o comportamento do público. O local devido à estrutura do palco, pois o do Clube Tiradentes não é grande, resultando que parte do cenário ficou para fora dele. Sem falar nas cadeirinhas de plástico. Mas tudo bem! É melhor deparar-se como esse tipo de situação em um evento do que não se ter um evento para se deparar com esse tipo de situação. Os organizadores e o Clube estão de parabéns!
Capítulo à parte: a “briga”, iniciada pelo conselho de cultura há anos atrás, pela construção de um teatro no município tem justamente como objetivo proporcionar uma estrutura adequada para receber espetáculos da envergadura do “Guri de Uruguaiana”, bem como disponibilizar um espaço para a valorização da produção cultural da cidade. Sem contar, logicamente, o conforto para os expectadores. Mas esse é um sonho que anda bem distante.
O público proporcionou dois episódios distintos. O primeiro pela presença: casa lotada! Para quem diz que o município não precisa e não aprecia cultura o evento provou o contrário. Em contrapartida, o comportamento de alguns expectadores deixou a desejar. Ir ao banheiro ou comprar cerveja durante o espetáculo não é nada elegante, digamos assim. Ainda mais passando em frente ao palco. Atrapalha o artista e os demais expectadores. Mas eu credito esse comportamento à falta de hábito de se ir a eventos deste tipo no município.
No mais, se tiveres a oportunidade de ir ao “Guri de Uruguaiana”, que estará em São Jerônimo no próximo domingo, não a perca! Mas comporte-se...

Nenhum comentário: